Se você quer fazer o curso técnico de automação industrial oferecido pelo Senai Cursos MG em 2021, mas não tem a mínima ideia do que se trata, nas linhas abaixo poderá sanar de vez todas as suas dúvidas. Será que o curso de automação industrial do Senai é uma boa escolha para você? Descubra agora. 


Automação Industrial é o uso de sistemas de controle, como computadores ou robôs, e tecnologias de informação para lidar com diferentes processos e máquinas em uma indústria para substituir um ser humano. 

É o segundo passo para além da mecanização no âmbito da industrialização.


Aumentar a qualidade e flexibilidade em seu processo de fabricação

Anteriormente, o objectivo da automatização era aumentar a produtividade (uma vez que os sistemas automatizados podem trabalhar 24 horas por dia) e reduzir o custo associado aos operadores humanos (isto é, salários e benefícios). 

No entanto, hoje, o foco da automação mudou para uma maior qualidade e flexibilidade em um processo de fabricação. Na indústria automobilística, a instalação de pistões no motor costumava ser realizada manualmente com uma taxa de erro de 1-1, 5%. Atualmente, esta tarefa é realizada usando máquinas automatizadas com uma taxa de erro de 0,00001%.


Vantagens da automatização Industrial

Menor custo operacional: a automação Industrial elimina custos de saúde e férias pagas associadas a um operador humano. Além disso, a automatização industrial não exige outros benefícios dos empregados, tais como bónus, cobertura de pensões, etc. Acima de tudo, apesar de estar associado a um custo inicial elevado, economiza os salários mensais dos trabalhadores, o que conduz a economias substanciais de custos para a empresa. O custo de manutenção associado às máquinas utilizadas para automação industrial é menor porque não falha frequentemente. Se falhar, apenas engenheiros de computador e manutenção são obrigados a repará-lo.


Produtividade

Embora muitas empresas contratem centenas de trabalhadores da produção por um máximo de três turnos para executar a planta para o número máximo de horas, a planta ainda precisa ser fechada para manutenção e férias. A automação Industrial cumpre o objetivo da empresa, permitindo que a empresa gere uma fábrica por 24 horas em um dia 7 dias em uma semana e 365 dias por ano. Isso leva a uma melhoria significativa na produtividade da empresa.


Qualidade 

A automação alivia o erro associado a um ser humano. Além disso, ao contrário dos seres humanos, os robôs não envolvem qualquer fadiga, o que resulta em produtos de qualidade uniforme fabricados em momentos diferentes.


Alta flexibilidade

Adicionar uma nova tarefa na linha de montagem requer treinamento com um operador humano, no entanto, robôs podem ser programados para fazer qualquer tarefa. Isso torna o processo de fabricação mais flexível.


Alta Precisão Da Informação

Adicionar coleta automatizada de dados, pode permitir que você coletar informações chave de produção, melhorar a precisão dos dados e reduzir os custos de coleta de dados. Isso fornece-lhe os fatos para tomar as decisões certas quando se trata de reduzir o desperdício e melhorar seus processos.


Alta segurança

A automação Industrial pode tornar a linha de produção segura para os funcionários, implantando robôs para lidar com condições perigosas.


Desvantagens da automatização Industrial

Custo inicial elevado

O investimento inicial associado à passagem de uma linha de produção humana para uma linha de produção automática é muito elevado. Além disso, estão envolvidos custos substanciais na formação dos trabalhadores para lidar com este novo equipamento sofisticado.


Conclusão

A automatização Industrial tem encontrado recentemente cada vez mais aceitação por parte de várias indústrias devido aos seus enormes benefícios, tais como o aumento da produtividade, qualidade e segurança a baixos custos.