Quais as habilidades de um gestor comercial?

Independente da profissão escolhida, o mercado de trabalho espera que o profissional de determinada área tenha um perfil X. A intenção não é delimitar as características de uma pessoa, mas, por exemplo, quem opta pela faculdade de gestão comercial precisa ter algumas habilidades para desenvolver suas tarefas diárias. Mas é claro que o próprio curso de gestão comercial EAD ou presencial ajudará o aluno a desenvolver essas habilidades importantes para a sua carreira. 

Então, vamos falar um pouco sobre as principais habilidades cobradas pelo mercado. Assim, você já sabe o que te espera no futuro. E também, pode comparar com as habilidades que você já possui.

 

Habilidades exigidas para formados na faculdade de gestão comercial 

Após a formação na faculdade de gestão comercial, você irá se jogar no mercado de trabalho. Por isso, precisa entender o que esse mercado espera de você. Nesse texto, vamos falar sobre três habilidades principais, confira logo abaixo.

 

1. Comunicação eficiente

Ter uma boa comunicação é um diferencial exigido em diferentes áreas, para os formados no curso de gestão comercial EAD ou presencial não é diferente. Afinal, esses profissionais precisarão manter um bom relacionamento com os colegas de outros setores e, principalmente, com os clientes. Para isso é preciso repassar informações de forma clara e objetiva, sempre mostrando empatia com o outro. Só dessa forma será possível criar bons relacionamentos.

 

2. Poder de liderança

Como essa é uma função estratégica, é preciso demonstrar que você é capaz de assumir o cargo com perfil de liderança. Isso pode ser observado através de atitudes como:

-        Auxiliar no desenvolvimento de colegas do mesmo setor ou de outros;

-        Identificar pontos que podem ser melhorados para que haja uma evolução no processo de vendas;

-        Assim como, propor soluções para obter melhores resultados.

 

3. Vontade de aprender e se desenvolver

Para ser um bom gestor comercial também é necessário se aprofundar em conhecimentos que vão além daqueles aprendidos durante a faculdade de gestão comercial. Entre as habilidades extras, destacamos aprender boas práticas para geração de lead, sendo necessário conhecimentos de Inbound e Outbound Marketing. E os cuidados para a elaboração de um contrato, entrando um pouco na área jurídica. 

Mas é claro, ninguém espera que você vá se tornar um especialista nas duas frentes. Porém, adquirir alguns conhecimentos nessas áreas podem te ajudar a se destacar na profissão. E, até mesmo, vão facilitar o seu trabalho, ajudando a desenvolver melhores processos e estratégias para a sua área.

 

Inicie a sua carreira de sucesso

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as habilidades exigidas no mercado de trabalho, precisa ter uma boa base para construir uma carreira sólida. E só uma boa faculdade de gestão comercial pode te garantir isso. Então, na hora de procurar por uma instituição de ensino, confira se ela é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que garante a qualidade de ensino, e também, torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho.

E para você otimizar seu tempo entre estudos e trabalho, indicamos um curso de gestão comercial EAD. Assim, você poderá estudar do conforto da sua casa no final do período de trabalho, ou ainda, aproveitar os intervalos do seu dia. Já que para aprender basta apenas um dispositivo com acesso a internet e o foco do estudante.

Além disso, o curso de gestão comercial EAD também conta com mensalidades mais baixas do que as do presencial. Mas, nada de confundir preço mais baixo com qualidade inferior, ein? A faculdade de gestão comercial a distância só consegue praticar valores mais baixos porque não precisa manter uma grande estrutura física para receber seus alunos todos os dias. Dessa forma, também não possui os gastos dessa estrutura, como as contas de luz e água, por exemplo. Assim, pode repassar essa economia para os seus estudantes todos os meses.

Então, não perca tempo, encontre uma faculdade de gestão comercial que caiba no seu bolso e comece hoje mesmo a trilhar a sua carreira de sucesso na área. Afinal, em dois ou três anos, um período de tempo consideravelmente curto, você pode estar formado e preparado para encarar as oportunidades de um futuro bem próximo.