Porque o Android é vulnerável aos vírus? Entenda as ameaças aqui

Apesar de que os telefones Android não podem contrair o vírus em sentido tradicional, são vulneráveis a toda uma série de software malicioso que pode causar o caos em seu telefone.

Qual é a diferença? Os vírus informáticos são programas maliciosos que infectam e danificam os seus programas e arquivos, que afetam o desempenho dos equipamentos e, em geral, causam estragos no seu alojamento-mail. Mas o que distingue os vírus de outras formas de malware é a sua capacidade para replicar o estilo do agente Smith. Até agora, o malware de replicação automática não é sempre aberto caminho entre os celulares com Android ou iPhone, o que significa que, tecnicamente, o seu telefone não pode contrair um "vírus": simplesmente é o termo mais comum do que a maioria das pessoas usa para explicar qualquer tipo de software malicioso.

O malware para Android se manifesta sob muitas formas, a partir de spyware, que recolhe os seus dados pessoais para terceiros (frequentemente anunciantes), até ransomware móvel, que mantém seus arquivos como refém e pede um resgate para poder recuperá-los.

Muitas vezes, o malware chega aos dispositivos Android, na forma de aplicativos falsas e maliciosas que correm no Google Play Store ou se escondem em outras lojas de aplicativos de terceiros.

Uma das razões por que os telefones Android são suscetíveis ao malware é o seu conflito com as atualizações. As atualizações são importantes, porque muitas vezes contêm soluções para problemas ou vulnerabilidades detectadas no sistema operacional. O sistema de código aberto, e o arranque diferido das atualizações do Android são duas das principais razões por que os usuários de Android devem sempre usar um antivírus como o AVG AntiVirus para Android, como uma camada adicional de proteção.Os telefones podem contrair o vírus?

A história com os iPhone é algo diferente: se bem iOS geralmente não é vulnerável a vírus ou até mesmo para muitos tipos de malware, existem outras ameaças contra as quais você deve proteger o seu telefone. 

O que é o que mantém mais seguro para o iOS? Ao contrário do que acontece com o Android, os aplicativos para iPhone e iPad só é possível fazer o download através da App Store oficial. Isso evita que programas maliciosos infectem o seu dispositivo através de aplicações falsas.