panelarrow

Quantos ossos tem o pé? Quais são - Anatomia dos pés Humanos

A cada passo que você dá, um complexo sistema de músculos, tendões, ossos, nervos e vasos sanguíneos funciona como uma unidade. Juntos, seus pés contêm 56 ossos, 66 articulações, e mais de 200 tendões, músculos e ligamentos, bem como vasos sanguíneos e nervos. Devido a esta estrutura intrincada, o pé humano pode sustentar décadas de uso com notável resiliência, especialmente com o apoio de sapatos espaçosos e bem almofadados. Ainda assim, embora seja uma das partes mais pequenas do teu corpo, o pé contém 28 ossos diferentes. Ou seja, juntos, os seus dois pés contêm mais de um quarto de todos os ossos do seu corpo.

Estes componentes trabalham em conjunto para fornecer ao organismo apoio, equilíbrio e mobilidade. Sendo assim, basta uma falha estrutural ou mau funcionamento em qualquer uma das partes para te resultar no desenvolvimento de problemas em outras partes do corpo (como dor nas costas, dores lombares e dores no joelho). Afinal, anormalidades em outras partes do corpo pode levar a problemas nos pés, também - é o que acontece com pessoas obesas, por exemplo.


Estrutura do pé humano 

O pé dianteiro é composto pelos cinco dedos (chamados falanges) e seus ossos longos (metatarsais). Cada dedo do pé (falange) é composto por vários ossos pequenos. O dedo grande do pé (também conhecido como halux) tem dois ossos falanx—distal e proximal. Tem uma articulação, chamada de articulação interfalangeal. O dedo grande articula-se com a cabeça do primeiro metatarsal e é chamado o primeiro metatarsophalangeal conjunto (MTPJ para abreviar).

Debaixo da primeira cabeça metatarsal estão dois minúsculos ossos redondos chamados sesamoids. Os outros quatro dedos dos pés têm três ossos e duas articulações. As falanges estão ligadas aos metatarsais por cinco articulações falangeais metatarsais na bola do pé. O pé dianteiro suporta metade do peso do corpo e equilibra a pressão sobre a bola do pé.O pé médio tem cinco ossos tarsais de forma irregular, forma o arco do pé, e serve como um amortecedor de choque. Os ossos do pé médio estão ligados ao pé dianteiro e ao pé traseiro pelos músculos e a fáscia plantar (ligamento do arco).

O hindfoot é composto por três articulações e liga o midfoot ao Tornozelo (talus). O topo do talus Está ligado aos dois ossos longos da perna (tíbia e fíbula), formando uma dobradiça que permite que o pé se mova para cima e para baixo. O calcanhar (calcâneo) é o maior osso do pé. Junta-se ao talus para formar a junta subtalar. A parte inferior do calcanhar é almofadada por uma camada de gordura.